Duas boas oportunidades de formação política

0

Imperatriz terá dois espaços para possibilitar formação política de quadros nesse mês de outubro. Um acontece na UFMA e outro durante a realização do 13º SALIMP.

Há algum tempo a disputa ideológica e de classe vem sendo fomentada por professores e alunos nos espaços da Universidade Federal do Maranhão em Imperatriz. Podemos destacar como exemplo disso a “greve” de alunos no ano de 2014 e mais recentemente a greve dos professores e técnico-administrativos que se mantém a mais de cem dias em defesa do caráter público da universidade e contra os cortes na área.

formacao-politica-ufma formação política Duas boas oportunidades de formação política ciclo formacao ufmaEm decorrência da necessidade de formação de quadros para intervir nesses espaços de disputa política, duas oportunidades de formação serão realizadas nesse mês de outubro. O primeiro inicia neste sábado (03/10) com o I Ciclo de Formação Política para quadros que está montado em um minicurso: Organização política e política de quadros para organizações sociais do campo e da cidade dividido em quatro módulos (I- Organização Política e Teoria do Estado; Encontro: Política de quadros; II- Estratégia, tática e análise de conjuntura; III- Experiências revolucionárias da classe trabalhadora; IV- A luta pela terra no Maranhão), com duração de dois meses.

Segundo os facilitadores, dos quais estão professores do curso de LCH/UFMA, Dirigente do MST/MA entre outros, o ciclo tem por objetivo “Contribuir com a formação política básica dos atores comprometidos com as organizações sociais do campo e da cidade, por meio dos conteúdos da organização política, formação de Estado e teoria de classe. O manejo conceitual na perspectiva de relações de poder e crise parlamentar darão subsídios à análise empírica de experiências históricas e contemporâneas sobre processos de emancipação na América Latina, descolonização na África e conflitos agrários regionais. O conjunto de experiências permitirá subsidiar um instrumental prático voltado para fortalecer as estruturas orgânicas das organizações participantes”.

As inscrições podem ser feita preenchendo o fomulário online (clique aqui), ou comparecendo na UFMA  a partir das 14hrs do dia 03/10.

ARTE COMO VEÍCULO DE FORMAÇÃO

oficina-arte-educacao-salimp formação política Duas boas oportunidades de formação política oficina arte educacao salimpDurante a realização do 13ª Salão do Livro de Imperatriz (SALIMP) que acontece de 03 a 12 de outubro estará sendo ministrada uma oficina de “Arte e Educação” com o professor da UFMA e cartunista Nertan Dias. A oficina terá duração de cinco dias (04 a 09/10) com vagas limitadas (30), onde serão abordados temas como: fundamentos da arte/educação, Metodologias do ensino da arte, Teorias Estéticas, Apreciação Artística, História da Arte, fechando com oficinas de Artes Visuais e Música.

O público-alvo são professores da área e interessados em arte e ensino que devem se inscrever com antecedência pelo e-mail: nertandias@gmail.com e a confirmação deve ser feita no dia 04 a partir das 17:00 horas na sala krikati 02, Centro de Convenções.

Sou apenas um trabalhador assalariado, casado com a companheira Irisnete Geleno, pai de quatro filhas(Ariany, Thamyres, Lailla e Rayara), morador da periferia (Boca da Mata-Imperatriz), militante partidário (PSTU) que assumiu algumas tarefas eleitorais como candidato (2006, 2008, 2010 e 2012) e que luta por uma sociedade COMUNISTA. Sempre fui e continuarei sendo a mesma pessoa de caráter que meus pais, minha escola, meus amigos ajudam a forjar. Um comunista escravo do modo de produção capitalista que não aceita a conciliação de classe defendida por muitos que se dizem de "esquerda", mas que na verdade são pequeno-burgueses que esperam sua chance no capitalismo.

Deixe seu comentário