PCdoB: a falsa esquerda

1

pcdob-90-anosVisitando o site Maranhão News me deparo com uma entrevista com o ex-candidato a prefeito por São Luis e pré-candidato ao Governo do Maranhão, Flávio Dino/PCdoB, que é de uma família tradicional da política na Região Tocantina — João Lisboa —, ele diz estar construindo uma “estratégia inovadora” no Maranhão. Desde quando fazer alianças a qualquer custo se colocando como uma “terceira via” entre o grupo Sarney e o antisarney, tendo como referência para uma futura “governabilidade” o governo LULA/PT é inovador?

A história do PCdoB é bem parecida com a de Sarney, sempre esteve ao lado de governos – quando mal sucedidos não se mostravam, quando “bem” sucedidos fazem questão de dizer que participam, qualquer que seja a linha política.

Para se apresentar como novo “bom moço”, um novo “elemento político” maranhense o próprio se define da seguinte forma: “(…) a apresentação de caminhos que efetivamente — superando todas as contradições — consiga fazer com que o Maranhão se encontre com seu destino de maneira que as tantas promessas feitas ao longo de anos sejam possíveis de serem concretizadas. Para isso, falta no Estado o elemento político”. Mas não mede esforços nem estratégias, tão conhecidas desse velho PCdoB, vejamos quem ou o que o ajudará nesta honrosa tarefa: “temos um importante complexo mineral, metalúrgico e um agronegócio pujante”, ou seja, os grandes empreendimentos e os empresários que concentram a riqueza em suas mãos.

Esse é o bom exemplo do falso comunismo adotado em seu discurso. Outra tática reconhecida da política burguesa mascarada com termos “democráticos” de participação é o trecho que afirma: “Por isso estamos investindo no recrutamento e formação de lideranças políticas, sociais e sindicais em diferentes municípios e temos um grupo de possíveis candidatos a deputado federal, estadual de grande expressão e qualidade.” O termo investindo do recrutamento é traduzido na compra de lideranças que se destacam com promessas de futuros apoios financeiros e políticos, quem milita sabe que uma ascensão de uma sigla não vem de uma hora para outra e dizer que o PCdoB tem essa base tão emergente nos últimos dois anos comprova ser um novato na política.

Suas críticas ao governo Jackson e ao de Roseana não passam de declarações que tentam se mostrar como uma pessoa que os grupos oligarcas do Maranhão podem investir que ele topa. Em sua primeira participação no Congresso Nacional do PCdoB — 12.º Congresso Nacional do Partido — já demonstra que assimilou bem as práticas ao levar a oitava maior delegação e como ele mesmo reconhece “metade dos quais recém-filiados —, muito bem impressionados com a vitalidade, o vigor e o entusiasmo militante.”, ou seja, foi lá mostrar à cúpula do partido que tem rebanho formado.

Mais uma vez os trabalhadores e eleitores do Estado precisarão estar focados em identificar os oligarcas, os falsos libertadores e os falsos comunistas que se apresentarão na campanha de 2010 para o governo do Maranhão. Tarefa difícil, mas confio no discernimento da classe trabalhadora.

Sou apenas um trabalhador assalariado, casado com a companheira Irisnete Geleno, pai de quatro filhas(Ariany, Thamyres, Lailla e Rayara), morador da periferia (Boca da Mata-Imperatriz), militante partidário (PSTU) que assumiu algumas tarefas eleitorais como candidato (2006, 2008, 2010 e 2012) e que luta por uma sociedade COMUNISTA. Sempre fui e continuarei sendo a mesma pessoa de caráter que meus pais, minha escola, meus amigos ajudam a forjar. Um comunista escravo do modo de produção capitalista que não aceita a conciliação de classe defendida por muitos que se dizem de "esquerda", mas que na verdade são pequeno-burgueses que esperam sua chance no capitalismo.

Discussão1 comentário

  1. PT! Partido dos Trabalhadores: me ajude, please!

    PT, por favor, me ajude nessa:
    ¿Pallocci poderia está men-tin-do?

    E PALLOCCI, hein?…
    Ah! O Pallocci é men-ti-ro-so! Diz o PT.
    Sei…
    Tudo bem! Mas por quê, então, Palocci está preso? Estaria preso por quê?…
    ¿Estaria preso por fazer falcatruas para o PT? rsrsrs. ¿Então ele é traidor?… rsrsrs
    Ele fala mentira? É mesmo?
    Mentira para ser liberto devido a falcatruas que ele, o Palocci, fez para o PT? rsrsrs
    Não é estranho essa “coisa” circular”?…
    É o cão mordendo o próprio rabo?
    PARTIDO DOS TRABALHADORES (ou professor da UFMG; ou da USP):
    me diga e me esclareça!
    Por favor.
    Me ajude aí petistas!
    Preciso entender.

Deixe seu comentário