Debate ideológico II: Privatização

0

Mais uma ótima intervenção para o debate ideológico feito por nosso “colaborador” Manuel L. Parreão Filho, com o comentário no post “NOVO BLOG: TRANSPARÊNCIA IMPERATRIZ”. No entanto, acho que se equivocou, pois o texto se refere ao post “ASSIM NÃO VALE”, que trouxe um pequeno relato dos verdadeiros motivos da queixa do governo Lula/PT com os altos gastos com propaganda da empresa privatizada pelo doador FHC/PSDB.

Leia o comentário completo aqui: Comentário Manoel L. Parreão Filho

Para começar, o presidente, tão bem adjetivado por Manoel, não é mais contra as privatizações, muito pelo contrário, hoje defende as mesmas políticas neoliberais iniciadas pelo governo entreguista do PSDB.

Alguns adjetivos poderiam ser dirigidos ao Manoel também, mais prefiro ajudá-lo a compreender o cenário no qual nossa estatal foi entregue à iniciativa privada, assim como a VALE DO RIO DOCE e muitas outras empresas estratégicas.

Durante muitos anos, os técnicos brasileiros (geógrafos, geólogos, mineiros, etc.) dedicaram-se às pesquisas dos “veios” que levariam a VALE DO RIO DOCE a ser uma das maiores produtoras de minério de ferro do mundo. Essa fase foi uma das mais penosas para toda empresa, a fase de investimentos, principalmente no que se refere a um local de exploração encravado na Amazônia, mas nossos bravos trabalhadores da então estatal mostraram tamanha competência e os encontraram com estimativa de exploração de mais de 50 anos.

O tal crescimento exponencial citado por você não foi motivado pela privatização, e sim pela riqueza natural que há em nosso território e pelo trabalho de nossos técnicos. Como você mesmo citou, a VALE valia na época 4,9 bilhões – sem contar com os veios descobertos – e foi leiloada por FHC/PSDB por 3,2 bilhões. Sendo assim, cai por terra sua justificativa de que só porque ela foi privatizada é que ela aumentou seu capital, o número de empregados ou a arrecadação de impostos. Com certeza, preferiríamos que ela fosse estatal e explorada de forma mais planejada e não da forma degradante como vem sendo feito.

Você tem toda razão em afirmar que o governo LULA/PT “[…] Pressiona a Vale para atender a seus interesses. O governo olha para ela sob a ótica do oportunismo. É claro que, quando essa quadrilha olha para a Vale, enxerga possibilidades eleitorais que seu gigantesco programa de investimento pode trazer[…]”, mas omite a intenção de que a ação propagandista também é tendenciosa ao partido no qual doou ao capital internacional e agora quer retribuir o presente.

Antes de você ser um equivocado entreguista, você é um reacionário e antipatriota ao afirmar que os brasileiros não têm capacidade de gerir nossas riquezas. “O Brasil não pode aspirar a um papel de liderança.

Sou apenas um trabalhador assalariado, casado com a companheira Irisnete Geleno, pai de quatro filhas(Ariany, Thamyres, Lailla e Rayara), morador da periferia (Boca da Mata-Imperatriz), militante partidário (PSTU) que assumiu algumas tarefas eleitorais como candidato (2006, 2008, 2010 e 2012) e que luta por uma sociedade COMUNISTA. Sempre fui e continuarei sendo a mesma pessoa de caráter que meus pais, minha escola, meus amigos ajudam a forjar. Um comunista escravo do modo de produção capitalista que não aceita a conciliação de classe defendida por muitos que se dizem de "esquerda", mas que na verdade são pequeno-burgueses que esperam sua chance no capitalismo.

Deixe seu comentário