Duas boas oportunidades de formação política

0

Imperatriz terá dois espaços para possibilitar formação política de quadros nesse mês de outubro. Um acontece na UFMA e outro durante a realização do 13º SALIMP.

Há algum tempo a disputa ideológica e de classe vem sendo fomentada por professores e alunos nos espaços da Universidade Federal do Maranhão em Imperatriz. Podemos destacar como exemplo disso a “greve” de alunos no ano de 2014 e mais recentemente a greve dos professores e técnico-administrativos que se mantém a mais de cem dias em defesa do caráter público da universidade e contra os cortes na área.

formacao-politica-ufmaEm decorrência da necessidade de formação de quadros para intervir nesses espaços de disputa política, duas oportunidades de formação serão realizadas nesse mês de outubro. O primeiro inicia neste sábado (03/10) com o I Ciclo de Formação Política para quadros que está montado em um minicurso: Organização política e política de quadros para organizações sociais do campo e da cidade dividido em quatro módulos (I- Organização Política e Teoria do Estado; Encontro: Política de quadros; II- Estratégia, tática e análise de conjuntura; III- Experiências revolucionárias da classe trabalhadora; IV- A luta pela terra no Maranhão), com duração de dois meses.

Segundo os facilitadores, dos quais estão professores do curso de LCH/UFMA, Dirigente do MST/MA entre outros, o ciclo tem por objetivo “Contribuir com a formação política básica dos atores comprometidos com as organizações sociais do campo e da cidade, por meio dos conteúdos da organização política, formação de Estado e teoria de classe. O manejo conceitual na perspectiva de relações de poder e crise parlamentar darão subsídios à análise empírica de experiências históricas e contemporâneas sobre processos de emancipação na América Latina, descolonização na África e conflitos agrários regionais. O conjunto de experiências permitirá subsidiar um instrumental prático voltado para fortalecer as estruturas orgânicas das organizações participantes”.

As inscrições podem ser feita preenchendo o fomulário online (clique aqui), ou comparecendo na UFMA  a partir das 14hrs do dia 03/10.

ARTE COMO VEÍCULO DE FORMAÇÃO

oficina-arte-educacao-salimpDurante a realização do 13ª Salão do Livro de Imperatriz (SALIMP) que acontece de 03 a 12 de outubro estará sendo ministrada uma oficina de “Arte e Educação” com o professor da UFMA e cartunista Nertan Dias. A oficina terá duração de cinco dias (04 a 09/10) com vagas limitadas (30), onde serão abordados temas como: fundamentos da arte/educação, Metodologias do ensino da arte, Teorias Estéticas, Apreciação Artística, História da Arte, fechando com oficinas de Artes Visuais e Música.

O público-alvo são professores da área e interessados em arte e ensino que devem se inscrever com antecedência pelo e-mail: [email protected] e a confirmação deve ser feita no dia 04 a partir das 17:00 horas na sala krikati 02, Centro de Convenções.

Sou apenas um trabalhador assalariado, casado com a companheira Irisnete Geleno, pai de quatro filhas(Ariany, Thamyres, Lailla e Rayara), morador da periferia (Boca da Mata-Imperatriz), militante partidário (PSTU) que assumiu algumas tarefas eleitorais como candidato (2006, 2008, 2010 e 2012) e que luta por uma sociedade COMUNISTA. Sempre fui e continuarei sendo a mesma pessoa de caráter que meus pais, minha escola, meus amigos ajudam a forjar. Um comunista escravo do modo de produção capitalista que não aceita a conciliação de classe defendida por muitos que se dizem de "esquerda", mas que na verdade são pequeno-burgueses que esperam sua chance no capitalismo.

Deixe seu comentário