E-BOOK: AUTOBIOGRAFIA EDUCACIONAL

1

Foi publicado no último dia 10 de dezembro, pela Editora da Universidade Federal do Maranhão (EDUFMA), o e-book: AUTOBIOGRAFIA EDUCACIONAL: narrativas a partir de uma hermenêutica vivencial.

O livro foi organizado pelo prof. Dr. Edson Ferreira da Costa, da coordenação do curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da UFMA de Imperatriz. O trabalho faz parte do resultado da disciplina de Antropologia (segundo período), mas contou com estudantes de outros períodos do curso, além de membros do Grupo de Estudo e Pesquisa: Epistemologia e Educação coordenado por ele.

Foram ao todo 12 autobiografias selecionadas para compor o livro que contém 146 páginas. As narrativas educacionais dos estudantes foram orientadas a partir da Tese de doutorado baseado na teoria do filósofo espanhol José Ortega y Gasset (1883 – 1953) “O homem é o homem e a sua circunstância”, uma das suas máximas mais conhecidas.

Para Costa (2020, p. 2) “Não temos como ter a biografia de um tema de história de vida sem considerar as realidades que acolhem e reprimem os sujeitos que estão diretamente nelas inseridas”, auto-interpretação das circunstâncias vividas pelo sujeito ao reconhecer-se como individualidade no mundo, “Sendo assim, a vida é a vida de cada um, é o que fazemos de nós mesmos ao longo da nossa trajetória existencial” (p. 13).

As narrativas educacionais apresentadas pelos próprios estudantes de LCH contidas no livro não se separam do seu vínculo familiar e profissional, assim todos os textos fazem um percurso completo, com os recortes escolhidos pelos autores, de suas trajetórias.

Por ser um livro organizado pelo professor da UFMA e com estudantes do curso de LCH, a obra também faz parte da comemoração dos 10 anos do curso de LCH em Imperatriz. O lançamento acontecerá durante a VI Jornada de LCH que se realizará de 23 a 26 de fevereiro de 2021, e que está com inscrições abertas.

Abaixo deixamos o link para a editora UFMA, onde pode ser baixado o e-book gratuitamente.

Capa de Helen Mendonça

Autobiografia educacional: narrativas a partir de uma hermenêutica vivencial

Organizador: Edson Ferreira da Costa

ISBN: 978-65-86619-56-0 ( E-book)Ano de publicação: 2020

146  páginas

DONWLOAD

Sou apenas um trabalhador assalariado, casado com a companheira Irisnete Geleno, pai de quatro filhas(Ariany, Thamyres, Lailla e Rayara), morador da periferia (Boca da Mata-Imperatriz), militante partidário (PSTU) que assumiu algumas tarefas eleitorais como candidato (2006, 2008, 2010 e 2012) e que luta por uma sociedade COMUNISTA. Sempre fui e continuarei sendo a mesma pessoa de caráter que meus pais, minha escola, meus amigos ajudam a forjar. Um comunista escravo do modo de produção capitalista que não aceita a conciliação de classe defendida por muitos que se dizem de "esquerda", mas que na verdade são pequeno-burgueses que esperam sua chance no capitalismo.

Discussão1 comentário

  1. Pingback: Autores de autobiografias participam de série de entrevistas - Blog do Wilson Leite

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: