O orientador do curso foi o reconhecido comunicador e escritor Vito Giannotti, membro do Núcleo Piratininga de Comunicação do Rio de Janeiro. Giannotti já escreveu mais de 25 livros sobre os mais diversos temas: Muralhas da Comunicação (2004), História das Lutas dos Trabalhadores no Brasil (2007), Dicionário de Politiquês (2010), Comunicação dos trabalhadores e hegemonia (2014), etc.
Na verdade Giannotti dá mais que um curso de oratória, ele busca nos que participam o despertar de uma consciência de classe para si, e possibilita a aprendizagem de qual melhor maneira de falar aos demais trabalhadores, que é uma tarefa de todos àqueles que militam no sindicato, nas associações, nos partidos políticos, etc. Para Giannotti, uma linguagem clara possibilita o alcance do maior número de pessoas a entender a lutas que resultam nas conquistas que serão alcançadas na organização e na luta dos trabalhadores.
Foi um momento de muito aprendizado essas dez horas que deve se alongar através do exercício da oratória, da leitura e também da escrita, assim como ele aos seus 85 anos de idade continua fazendo junto das bases dos sindicatos e através de seus livros.